Thursday, March 01, 2018

Uma poesia de Pino Betanco

                                             

BELLEZA TOTAL

Pino Betanco

Qué lindo eres, amor, aunque no seas
más largo que una noche de verano.
Aunque no tengas más valor que una
larga rosa en el hueco de una mano.

Qué lindo eres, amor, apenas duras
lo que dura un ensueño. Mas qué importa
tu brevedad de pájaro y de brisa.
La belleza total ha de ser corta.

Qué lindo eres amor. Hoy que no tengo
tu corona ciñéndome la frente.
tu perfume salvaje entre los labios,
despoblada me siento de repente.

Ven otra vez, amor, aunque de nuevo
seas una luz lejana, aunque un instante
me dure la ilusión de tu belleza
y te vuelvas de nuevo gris, distante.

Ven otra vez, amor. Ahora que entiendo
tu brevedad de flor, sabré adorarte
sin preguntar, sin esperar siquiera
mas que tu azul placer sobre mi carne.
  
BELEZA TOTAL

Que lindo és, amor, ainda que não seja
Mais do que uma noite de verão.
Mesmo que tu não tenhas mais valor do que um
Uma larga rosa no buraco de uma mão.

Que lindo és, amor, apenas duras
o que dura um sonho. Mas, que importa
tua brevidade de pássaro e brisa.
A beleza total há de ser curta.

Que lindo és amor. Hoje eu não tenho
tua coroa cingindo-me a testa.
teu perfume selvagem entre os lábios,
Despovoado sinto-me de repente.

Vem outra vez, amor, ainda que de novo
seja uma luz longínqua, embora seja um instante
que dure a ilusão de tua beleza
e tu voltes a ficar cinza, distante.

Vem outra, amor. Agora que entendo
tua brevidade de flor, saberei adorar-te
sem perguntar, sem esperar sequer
mais que teu prazer azul sobre minha carne.

Ilustração: New Hair Cabeleireiros

No comments: