Wednesday, October 29, 2014

No jogo da vida: um tema também de José Luis García Herrera


Embora de prismas diferentes compartilho uma poesia de José Luis Garcia Herrera que usa um tema caro aos poetas, inclusive que também já utilizei como podem ver abaixo:  

En el juego de la vida

José Luis García Herrera

En el juego de la vida, ausente de mí,
los dados tiemblan en mi mano.
Cualquier número, no importa,
caerá del lado de la muerte.
Ésta es la suerte, hoy,
y siempre que la tarde anuncia
el final del día y ya queda, lejanos,
los gritos de los niños
en el patio, el mar de los tejados,
los amaneceres del verano,
los pasos en la grava, regresando
siempre, siempre,
hacia este juego sin luz
que ya termina.


No jogo da vida

No jogo da vida, longe de mim,
os dados tremem na minha mão.
Qualquer número, não importa,
cairá do lado da morte.
Esta é a sorte, hoje,
e sempre que a tarde anuncia
o fim do dia, e sua queda, distante,
os gritos dos meninos  
no pátio, o mar de telhados,
os amanheceres do verão,
os passos na calçada, regressam
sempre, sempre,
até este jogo sem luz
que já termina.


No jogo da vida

Silvio Persivo

No jogo da vida as minhas cartas
surgem, inesperadamente, ruins
e me fazem temer
que neste jogo serei sempre
apenas um observador da mesa.
Tento esconder a tristeza
de uma mão tão sem futuro sorrindo,
mas, uma música distante
me desilude sobre seguir adiante,
pois, nenhum blefe ou acaso
há de me fazer deixar de ser
o perdedor sorridente.
Finjo uma calma que não tenho
E vejo que, apesar de tudo,
os outros jogadores
me olham com indisfarçada inveja
e, só por poder me sentir,
por um momento superior,
peço uma carta
para infundir maior temor aos adversários.
Prolongo o jogo sabendo
que não posso vencer,
porém, não tenho como perder mais,
se perdido estou.
Assim jogo uma partida ruim
como um vencedor. 

Ilustração: http://www.pokeronlineinfo.com/poker-gratis/

No comments: