Saturday, December 22, 2012

Vitier novamente





La obra...

Cintio Vitier

Mientras más guardo en mis despensas, soy más menesteroso,
siempre ante el mismo muro, de nada me han servido
las lámparas que encendí. Es de noche. Estoy solo.
Las estancias aun tibias del festejo desiertas,
ni un gesto, ni una sílaba, ni un aroma, podrían ayudarme.
Tengo que hacerlo todo otra vez, de la raíz
para encontrar al cabo que no poseo nada,
que el pabellón oscuro se inclina a la intemperie.

A obra

Quanto mais guardo em minha despensa, mais estou necessitado,
sempre ante o mesmo muro, de nada hão me servido
as lâmpadas que acendi. É noite. Estou sozinho.
As casas ainda cálidas de festejos desertos,
nenhum gesto, nenhuma sílaba, nenhum aroma, pode ajudar-me.
Tenho que fazer tudo de novo, a partir da raiz
para descobrir, ao fim, que não tenho nada,
que a sala escura se inclina ao sabor da intempérie.

No comments: