Sunday, January 15, 2012

Cristóbal Zapata

EL GUSANITO

Cristóbal Zapata

Como una polilla inmune a mis venenos y mis trampas
el amor me corroe pacientemente.

Mi corazón está sucio
como el revés de una mesa
donde los comensales han ido guardando
los residuos que estorban la masticación.

Pongo una mano debajo de mi corazón
y la mano salta espantada, llena de mugre y dolor.
Pongo otra mano sobre mi corazón
y el gusanito empieza a roer
sin prisa, sin culpa, sin temor.

Verme

Como uma borboleta imune ao meu veneno e as minhas armadilhas
o amor me corrói pacientemente.

Meu coração está sujo
como embaixo de uma mesa
onde os comensais estão jogando
os restos da comida difícil de mastigar.

Ponho uma mão debaixo do meu coração
e a mão salta assustada, cheia de sujeira e dor.
Ponho outra mão sobre o meu coração
e o verme começa a roer
sem pressa, sem culpa, sem medo.

No comments: