Thursday, August 14, 2008

UMA POETISA DO PARAGUAI

Circo

Delfina Acosta


Giovanna Pertile, hada que lleva mi sangre.

Yo fui a nacer y el mundo enloqueció:
atardecer de mares y naufragios.
Las aves antes de alcanzar altura
caían en un bosque embalsamado.
Un elefante triste en rojo circo
brillaba en tantos ojos agrandados
del público contento. ¡Cuánto éxito!
Con sólo tropezarse los enanos
reír hacían a la humanidad.
El tigre, con rugir ¡causaba espanto!
Y fui poetisa y acabé creyendo
locura la razón de los humanos.
Tejí una manta de alegría y luto.
A quien me amó pedí llevarme al circo
y ahí dejarme lejos de este mundo
pues sólo en los payasos vi juicio.

Circo

Eu fui ser nascer e o mundo enlouqueceu:
Entardeceu de mares e naufrágios.
Os pássaros antes de alcançar altura
Caíram num bosque embalsamado.
Um elefante triste no circo vermelho
Brilhava em muitos olhos ampliados
Do público contente. Quanto sucesso!
Como se apenas tropeçando nos anões
Pudesse fazer a humanidade rir.
O tigre só com rugir causava espanto!
E fui poetisa e terminei acreditando
Ser loucura a razão dos seres humanos.
Teci um manto de alegria e luto.
A quem me amou pedi que me levasse ao circo
E lá me deixar longe deste mundo
Pois somente nos palhaços vi juízo.

Ilustração: www.pge.pi.gov.br/materia.php?id=15683

No comments: