Sunday, March 19, 2006

EU, HEIN....


(Álvaro Campos revisitado a partir da margens do Rio Madeira)

Sim: Alguma coisa quero.
Com o fato de que não sei o que é me desespero.

Preciso chegar a algumas conclusões!
A única que não almejo é morrer.
Ou me apegar às modernas e horríveis estéticas!
Nada de politicamente certo e de ética!

Livrem-me da falsa metafísica!
Não me falem com vozes políticas em desenvolvimento sustentável nem no verde
Dos ecologistas (ecologistas, meu Deus, são falsos magos!) —
Sabem de todo futuro das ciências, das artes, da civilização...passada!

Que mal faz o progresso a eles todos?
Se têm o futuro nas mãos, criem outro!

Sou um leigo, mas creio no saber até onde ele sabe.
Fora disso sou ignorante, com todas dúvidas dos mortais comuns.
Por que sou obrigado a pensar como eles?
Não me perturbem, por amor de Deus!

Vão fazer suas passeatas, desfraldar bandeiras, se amarrar ou gritar slogans n’outra freguesia ou não tenho direito à paz?
Só por que desejam o contrário disto, e nem sabem o quê, gritam contra qualquer coisa?
Se outro mundo fosse possível seria um capaz de fazer-lhes todas vontades?
O mundo possível é este, tenham paciência!
Vão fazer barulho sem mim e bem longe.
Deixem-me sozinho seguir meu caminho!
Para quê vamos perturbar todos juntos?

Não me empurrem causas!
Não gosto de seguir a manada.
Quero ser sozinho.
Já disse que gosto de pensar sozinho!E só os idiotas adoram a companhia da cambulhada porque dá a impressão de que não erram sozinhos!

Claro que não há mais céu azul — nem é o mesmo da minha infância —
Até Heráclito já sabia que tudo muda!
O furioso Madeira explode em cachoeiras,
Grandes verdades nas águas se refletem!

Ó verdades revisitadas, Porto Velho de outrora é outra hoje!
E me oferece outras coisas em troca do que tirou e faz com que me sinta feliz como estou.

Sei que viver é lutar!
Há de se saber porque lutar...
E enquanto não se sabe o melhor é estudar do que repetir chavões e o silêncio para pensar é o melhor vizinho!

... e cultive o bom humor. Não há nada melhor para bem amar e o mundo mudar!

2 comments:

Lia Noronha said...

Que maravilha...adorei!
vou indicar para amigos.
Abraços carinhosos diretamente do meu Cotidiano.

Angela Ursa said...

Olá, Silvio! Foi a Lia quem me apresentou o Viva a Poesia. Adorei a foto do Rio Madeira e o poema! Beijo da Ursa :))